No dia Internacional da Mulher, HyperX exalta e homenageia a presença feminina no universo dos games
No dia Internacional da Mulher, HyperX exalta e homenageia a presença feminina no universo dos games
Do
consumo à produção de conteúdo, mulheres estão cada vez mais
empoderadas em um segmento tradicionalmente masculino e demonstram que
competência e gosto por jogos eletrônicos em nada têm a ver com gênero
Em
sentido horário: Alessandra Brandão, Alina "Alination" Varela, Nyvi
Estephan, Luciana Vainstoc e Javiera "Caprimint" Paz - Foto:
Divulgação/HyperX
Por muito tempo, o universo dos games, assim como em muitas outras
indústrias, foi predominantemente masculino. Porém, cada vez mais as
mulheres têm conquistado seu espaço e se destacado no setor. De acordo
com estudo realizado em 2019 pela Mediacom, 47,9% de todos os
entusiastas de videogames na América Latina são mulheres, o que reforça a
necessidade de se deixar de lado qualquer estereótipo sobre o perfil
dos gamers. O resultado do estudo também comprova que os jogos
eletrônicos são um fenômeno bastante democrático, aceitos em todos os
segmentos e por todos os gêneros, e que tende a se fortalecer assim
ainda mais ao longo das próximas gerações.
A
presença e a atuação das mulheres no mundo gamer só aumentam, tanto que
nos últimos anos há muito mais meninas competindo, jogando, consumindo e
buscando carreiras nesta indústria. Com cada vez mais exemplos de
mulheres vitoriosas e competentes que conquistam seu lugar no mundo dos
games, a HyperX aproveita o Dia Internacional da Mulher para reconhecer e
exaltar essas conquistas.
Para
valorizar a perspectiva feminina nos jogos, os desenvolvedores de games
vêm demonstrado nos últimos anos uma crescente preocupação em entender
as necessidades, interesses e paixões das mulheres, que representam
quase metade de seus consumidores. Com isso, passaram a contar com
equipes bastante diversificadas e inclusivas, além de terem incorporado
essa cultura como parte de sua estratégia de negócio.
Ao
mesmo tempo, novas oportunidades ganham força e abrem espaço para as
mulheres, como os eSports, um fenômeno que não para de crescer e ganhar
fãs em todo o mundo. Para se ter ideia, em 2020, a Newzoo estimou em 495
milhões a audiência de espectadores de esportes eletrônicos, mostrando
que as possibilidades no segmento são infinitas e vão além de
oportunidades para jogadoras profissionais.
A
indústria dos games também tem oportunidades para mulheres e há um
movimento importante de representação feminina no setor, inclusive com
muitas alcançando cargos executivos e posições de liderança em grandes
empresas. A HyperX é uma delas. A marca apoia e promove a diversidade e
inclusão em todos os sentidos, acolhendo todos os gamers
independentemente do seu gênero, nacionalidade ou sexualidade. O
resultado está refletido em uma equipe de trabalho em que prevalece a
equidade e a igualdade de oportunidades para todos.
Mulheres latinas com grande influência entre as comunidades de jogadores da região
Entre muitos exemplos de mulheres empoderadas no segmento está Alessandra Brandão,
especialista em marketing de eSports e influenciadores na talentosa
equipe da HyperX na América Latina. "Na HyperX, realmente acreditamos
que todos somos gamers, e isso quer dizer todos mesmo. Para nós, a
comunidade gamer deve ser inclusiva e representar todos que temos essa
paixão", comentou Alessandra.
O
Skybox Labs, um estúdio independente de desenvolvimento de jogos com
sede no Canadá que trabalha em franquias como Halo e Minecraft,
conseguiu aproveitar o conhecimento das mulheres com maior
representatividade em sua equipe de trabalho. Alina Varela,
também conhecida pela comunidade como Alination, é um dos exemplos de
mulheres empoderadas que trabalham nesta empresa. Alina realizou seu
sonho de ser produtora de videogame em um reconhecido estúdio e se
especializou em streaming de games. Já trabalhou no desenvolvimento de
Minecraft e Age of Empires e atualmente trabalha com Magic: The
Gathering Arena.
Javiera Paz, conhecida como Caprimint,
é uma gamer e streamer com vasta experiência com equipes de eSports,
como Isurus Gaming e 9z. Além disso, já foi apresentadora de diversos
eventos e participou de programas de TV para falar sobre eSports. Já Nyvi Estephan,
influenciadora digital brasileira de games eSports, foi reconhecida
como a terceira melhor apresentadora do mundo em 2019 pelo eSports
Awards dos Estados Unidos.
Também há oportunidades nos eSports para quem tem uma formação mais acadêmica e que busca fazer parte da indústria, como Luciana Vainstoc, psicóloga especialista em psicologia do esporte, que se dedica ao trabalho mental de atletas de alto rendimento.
Todas
elas são fonte de inspiração para milhões de meninas em todo o mundo
que sonham em ter sucesso no setor. A indústria dos games está cheia de
oportunidades e possibilidades, e o mais gratificante é que se torna
cada vez mais inclusiva.
Como
a HyperX, existem muitas outras marcas que unem esforços para mudar e
melhorar o setor, tornando-o cada vez mais inclusivo. A Nintendo®, por
exemplo, lançou uma campanha voltada exclusivamente para as meninas,
enquanto a Ubisoft, por meio de sua série live-action Mythic Quest:
Raven's Banquet, mostrou como é um estúdio de games por dentro, que
lugar as mulheres ocupam atualmente e o que está sendo feito para abrir
mais portas.
Ainda
existe um longo caminho a percorrer, mas, sem dúvida, a indústria dos
jogos está na direção certa e isso é um triunfo para as mulheres que
buscam o sucesso neste segmento.
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