One Hand Clapping Review
Novas mecânicas sempre são bem-vindas para incrementar a jogabilidade de um título. One Hand Clapping traz
como diferencial a necessidade do uso da voz para progredirmos, com o
uso de fones com microfone embutido. A ideia é boa, mas pode se tornar
um pouco cansativa após algum tempo.
Desenvolvimento: Bad Dream Games
Distribuição: HandyGames
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Plataforma, Musical
Classificação: Livre
Português: Não
Plataforma: PC, PS4, Switch, Xbox
Plataformas vocais

O carro chefe de One Hand Clapping é o uso da voz para a resolução de
enigmas e deslocamento. Em cada uma das áreas, haverá indicativos de
como e quando utilizar suas pregas vocais para criar plataformas, mover
objetos e planar. Tudo é bastante intuitivo e fácil de entender como
funciona. Também vale ressaltar que os enigmas de cada uma das cinco
áreas existentes são bastante criativos e conseguem se aproveitar bem do
recurso único do jogo.
A grande questão é: quanto tempo o jogador poderá aguentar a cantoria
sem se sentir cansado ou rouco? Por mais que não sejam necessárias
grandes habilidades de cantoria, é aconselhável fazer pequenos
intervalos durante a jogatina para que sua voz não seja prejudicada. A
duração média da aventura é de 5 horas, o que é um tempo bastante
elevado para se passar solfejando, murmurando ou fazendo escalas
musicais.
E sim, há a variação de tons. É possível fazer um ajuste bastante
completo para que a captação do som se adeque ao seu tom de voz, o que é
ótimo para quem não consegue atingir frequências mais agudas ou graves.
Acreditem, isso é bastante útil, pois haverão sequências que exigirão
uma modulação rápida do tom de voz, e isso pode pegar desprevenido quem
ainda não achou sua frequência exata.

Por isso a importância de achar a sua afinação ideal no menu. Um
exemplo prático: alguns trechos de plataforma precisam de caminhos que
só surgem à medida que sustentamos uma nota. Subir para um tom mais
agudo faz com que o caminho suba, enquanto deixá-lo grave fará a rota
móvel ir para baixo. Todo trecho de puzzle pode ser reiniciado
prontamente, mas vamos levar em consideração novamente que o uso
constante da voz irá cansar o jogador, o que pode acabar desmotivando um
pouco.
Enfim, a mecânica é ótima e funciona muito bem com o desafio proposto pelo jogo, mas, fora isso, nosso personagem só tem mais uma ação, que é o pulo e, convenhamos, ele é um pouco estranho. Vamos começar pelo fato de que ele não corre, mas só anda, e bem devagar como se estivesse com sapatinhos de chumbo. Isso influencia bastante no seu salto, que parece pesado e nos leva a erros de cálculo meio chatos, como não conseguir chegar tão alto ou longe para acessar um local. Isso resulta na necessidade de reiniciar o enigma e começar a “cantar” tudo de novo.
Tudo tão bonito e tão… sem sal?

Como o jogo aposta em um recurso sonoro ativo vindo do jogador, é um
tanto quanto óbvio que a trilha sonora não seria nada de estrondoso ou
chamativo. Ela até cumpre um bom papel, trazendo delicadeza a cada
ambiente. Então as atenções estéticas se voltam inteiramente para a
parte visual.
As áreas têm visuais lindos, com variações entre ambientes escuros e
claros, em tonalidades mais pastéis e sóbrias. Isso acompanha plenamente
a vibe tranquila que a aventura oferece, mas, em contrapartida, One Hand Clapping carece de carisma.

Não há uma história clara que nos faça criar uma conexão com o
personagem sem nome ou que justifique o porquê de estarmos fazendo “as” e
“us” no microfone loucamente, causando um certo distúrbio nos outros
habitantes da casa. E isso pode parecer até exagero, mas esse é o tipo
de motivação que empurra o jogador até o final da aventura e faz com que
ele se identifique e se aplique com a mecânica.
“Por que temos que cantar para as plataformas aparecerem?”, “Por que apenas nossa voz é a energia que impulsiona todo esse mundo caótico?”, “Quem ou o que é a forma escura e sombria que nos persegue e por que estamos fugindo dela?”. Essas são algumas perguntas que serviriam perfeitamente para adicionar um tempero bacana ao ritmo de One Hand Clapping.
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obrigado.